11 abril, 2012

Qual ansiedade te domina?



A ansiedade tem se tornado um estado comum do ser nos dias atuais. Por definição, a ansiedade é considerada uma resposta adaptativa normal do organismo quando submetido ao estresse seja ele de qual natureza for.

Porém, o que se percebe na clínica psicológica é que a ansiedade assume outros subtipos e cada um impacta de forma diferente no organismo causando vários outros transtornos psicossomáticos.

Quanto mais assertivo for o diagnóstico, maiores serão as chances de se obter sucesso no tratamento que irá focar na ansiedade que prevalece no quadro clínico atual da pessoa.

Vamos entender quais são os subtipos da ansiedade e como identificá-las?

Fobia Específica: Tende a ser o medo de uma determinada situação e/ou estímulo em específico. Em tais fobias é comum encontrarmos o medo de viajar de avião, de dirigir, de animais variados como aranhas, cobras, cães, etc.

Transtorno do pânico: Tende a ser um estado de extremo desconforto que pode ser de ordem física e/ou psíquica. Há a presença de respiração alterada, batimentos cardíacos acelerados (taquicardia), tonturas (vertigens), suores (sudorese). Estas sensações físicas são interpretadas pelo indivíduo como uma resposta clara de que há alguma doença em seu corpo. Fato que faz com que busquem ajuda de um cardiologista, para averiguar os possíveis "disparados" no coração.

Transtorno Obsessivo-compulsivo: Neste transtorno pode haver o predomínio tanto de pensamentos ou imagens, o que caracteriza as obsessões. Geralmente "giram" em cima da ideia de contaminação, perder o controle em público e/ou se comportar de maneira inadequada.

Transtorno de Ansiedade Generalizada: É uma preocupação que se repete continuamente fazendo com que o indivíduo nunca "desligue" de tal estado. Neste caso a preocupação adota temáticas do dia a dia da pessoa. Geralmente são aquelas pessoas que se preocupam com tudo e com todos.

Transtorno de Fobia Social: É comum que a pessoa se sinta totalmente desconfortável em situações que exijam que a mesma se exponha em público seja falando, comendo, ou até mesmo em lugares onde haja concentração de pessoas onde a mesma ache que será observada e que será ridicularizada na frente dos outros pelos seus atos atrapalhados, etc.

Transtorno de Estresse Pós Traumático: É um medo que se expressa devido a um acontecimento real que o indivíduo experimentou ou viu outras pessoas experimentarem. São cenas como assaltos, sequestros relâmpagos, cenas de agressão, estupros, etc. Nesta categoria o indivíduo esteve ou não diretamente envolvido com a questão geradora do medo.

 Por Dani Souza                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário