24 maio, 2012

Depressão ou hipotireoidismo?


A tireoide é uma glândula que fica no pescoço. Para facilitar a localização fica abaixo do famoso "pomo-de-adão." Tal glândula produz dois hormônios tidos como importantes para o funcionamento global do organismo, o T3 e o T4.

Tais hormônios controlam o funcionamento de vários órgãos e interferem diretamente no crescimento; ciclo menstrual/fertilidade; ciclo do sono e vigília; funções cognitivas como raciocínio e memória; temperatura corporal; força muscular, etc.

É justamente pela sua importância e respectivo impacto que a mesma exerce sobre o organismo e seus vários sistemas que o correto diagnóstico de hipotireoidismo se torna imprescindível para a manutenção da saúde do indivíduo. Durante a anamnese (entrevista psicológica) no item história médica; quando bem conduzida norteia o olhar do psicólogo a ponto de fazer futuros encaminhamentos após suspeitar de possíveis doenças e/ou contaminações.

Pessoas que têm hipotireoidismo podem procurar por ajuda psicológica por acreditarem estar com depressão devido à semelhança dos sintomas que são divulgados na mídia diariamente como se fossem exclusivos à depressão. Se realizada uma anamnese superficial realmente o hipotireoidismo poderá passar despercebido e o indivíduo não receberá o adequado tratamento ao qual um olhar atento e treinado "mataria" a charada ou ao menos cogitaria a possibilidade de.

Confira alguns Sintomas do hipotireoidismo

* Cansaço, apatia, desânimo, falha na memória, sono excessivo, queda de cabelo, ganho de peso, unhas quebradiças, etc. Se você preencheu alguns critérios dos expostos acima deve estar se perguntando: "Existe tratamento para o hipotireoidismo?" A resposta é sim. Seguindo o tratamento conforme orientação e prescrição médica a tendência será observar uma diminuição dos sintomas de forma lenta e gradual.

Se após a leitura deste post você ficou em dúvida ou preencheu alguns critérios ou identificou algum tipo de caroço na tireoide procure um médico e peça um exame de TSH (hormônio estimulante da tireoide) coletado através de exame de sangue.

Julguei interessante divulgar tal informação porque dependendo do serviço de saúde da sua região- na hora em que você começar a falar em desânimo, apatia e cansaço alguns profissionais tendem a encaminhar para a psicologia sem dar a devida atenção ao caso. 

Não raro, a pessoa se vê fazendo uma espécie de tour por várias especialidades médicas (se a mesma não tiver a sorte de encontrar de primeira um endocrinologista) a maratona poderá ser longa e dispendiosa com visitas até na psicologia. Quando não há espaço para uma escuta acolhedora e atenta, abre-se um leque para as possíveis falhas na comunicação que, por si só, já é repleta de ruídos. 

Por Dani Souza






Nenhum comentário:

Postar um comentário