19 dezembro, 2011

Transtorno de Estresse Pós Traumático



 A característica essencial do TEPT, é o desenvolvimento de sintomas característicos após uma exposição a um estressor traumático extremo, envolvendo a experiência pessoal direta de um evento real ou ameaçador que envolve morte, sério ferimento ou outra ameaça à própria integridade física; ter testemunhado um evento que envolve morte, ferimentos ou ameaças à integridade física de outra pessoa, ou o conhecimento sobre morte violenta ou inesperada, ferimento sério ou ameaça de morte ou ferimentos experimentados por um membro da família ou outra pessoa com estreita relação com o indivíduo.
A resposta ao evento deve envolver intenso medo, impotência ou horror. Os sintomas característicos resultantes da exposição a um trauma extremo incluem uma revivência persistente do evento traumático; esquiva persistentes de estímulos associados com o trauma.
Os eventos traumáticos vivenciados diretamente incluem, mas não de limitam a, combate militar, agressão pessoal violenta(ataque sexual, ataque físico, assalto à mão armada, roubo), sequestro, ser tomado como refém, ataque terrorista, tortura, encarceramento como prisioneiro de guerra ou em campo de concentração, desastres naturais ou causados pelo homem, acidentes automobilísticos graves ou receber o diagnóstico de uma doença que trás o risco de vida...

Fonte: DSM-IV


Nota:

Não é raro que familiares, amigos e pessoas próximas do indivíduo que está manifestando um quadro de TEPT, a princípio rotularem a pessoa de fresca, de sensível e até alegam que há um certo fingimento do indivíduo em relação ao problema que já foi resolvido(situação estressora).
Atenção pessoal, respeitem o sofrimento alheio, não saiam por aí acusando as pessoas sem antes entender o que de fato as assombra. Se você efetivamente não pode ajudar, recolha-se em seu silêncio, quase sempre ele é mais sábio e efetivo em casos de dúvida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário