10 janeiro, 2012

Insônia. O que fazer?

Tem-se observado que  atualmente as pessoas têm tido uma queda significativa na qualidade do sono. Ou seja, as pessoas têm dormido pouco e na maioria dos casos não veem necessidade em fazê-lo por no mínimo 8 horas.
Não é raro encontrarmos pessoas que afirmem categoricamente:"Dormi só 3 horas e nem estou cansado(a)." 
Os reflexos de uma noite mal dormida não se manifestam apenas no cansaço físico, como se estendem para a irritabilidade, dificuldade em reter e evocar informações (memória), estresse e maior deficit de atenção, fica difícil concentrar e manter o foco em um objetivo.
Começa-se a sentir a privação de sono como perigosa quando a mesma se apresenta de forma abrupta e alternada na vida do indivíduo que não tinha tal hábito; fazendo com que o seu ciclo circadiano (período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia todo o ciclo biológico do corpo humano e de qualquer outro ser vivo, influenciado pela luz solar) seja constantemente "reprogramado" ao ponto do indivíduo não ter tempo de se adaptar ao novo ritmo.

              
Já é do conhecimento dos  psicólogos organizacionais que para funções que geralmente se apresentam em escalas, turnos, plantões que exigem um período de adaptação do organismo à função; não é prudente selecionar indivíduos sem antes se atentar para tais questões; perguntas simples como:"Como você se comporta depois de uma noite de sono mal dormida" ou "Como fica a sua atenção após uma noite mal dormida?" podem ser verdadeiros indicadores de que em funções que apresentem frequentes alterações do sono tais indivíduos já demonstrem uma predisposição maior na dificuldade  de concentrar e manter o foco. Sendo "possíveis" vítimas de acidentes no trabalho.
Como  o organismo é extremamente adaptável; passado o período de adaptação a situação tenderá a não mais ser percebida como perturbadora na funcionalidade do indivíduo.
Por isso, não se assuste se você estiver dormindo mal e estiver apresentando sintomas como: irritabilidade, fadiga, dificuldade em concentrar e se "conectar" com os eventos ao seu redor tudo isso poderá ser reflexo direto da privação do sono.
Se tais sintomas já estão sendo constrangedores para você procure ajuda de um profissional, mude a alimentação e evite a ingestão de alimentos que possam ser inibidores do sono, faça uma alimentação leve a noite, opte por algum tipo de exercício físico regular e não venha com a desculpa que não tem tempo. Diariamente nos hospitais vemos que tal premissa não é verdadeira, basta "cair" doente e de repente encontra-se uma forma, um tempo para movimentar o corpo hoje cada vez mais privado de movimentar-se. Lembre-se corpo é movimento!!! E excelente noite de sono a todos!!!


Daniele P. de Souza



Um comentário:

  1. Eu sei bem o q é uma noite mal dormida...me custou um diploma e várias brigas no local de trabalho e em ksa...por isso hj não dispenso uma boanoite de sono.

    ResponderExcluir