11 janeiro, 2012

O estresse e suas faces

Falar em estresse atualmente até parece sinônimo de "bem estar comum." Visto que o mesmo já está tão presente entre nós que nem mesmo as crianças escapam. O que poucos sabem é que o  estresse é um estado normal do organismo responsável por trazer mudanças e fazer com que o indivíduo se adapte as constantes exigências do meio.
O problema está na ausência da equilibração do mesmo. 
Pois o estresse é o responsável direto e está por trás de vários sintomas como: perda de cabelo, problemas de pele como herpes, psoríase e vitiligo que são alguns dos exemplos de doenças de "fundo emocional."
  
E como o estresse desequilibra o organismo como um todo; tais patologias encontram um terreno fértil para eclodirem na presença do estresse vinculado a baixa no sistema imunológico. 

O modo de vida atual "força" o homem moderno a viver sempre na fronteira entre - o normal e o patológico; a cura e a doença; o equilíbrio e o desequilíbrio constantemente, etc.

Portanto, basta dar uma olhada no contexto político-social de outros países para constatar que a "crise" dos tempos modernos não respeita fronteiras e acomete a todos levando a população a reagir a tais mudanças em todos os contextos, até os familiares. 

Não há tempo hábil para "digerir" tamanho mal-estar, a saída parece estar em fazer o que temos feito aqui no Brasil, esperar e confiar na dialética.Pois como diria Lulu Santos:"Tudo passa, tudo sempre passará."Então, que assim seja! e que estes tempos ruins não acometam com a mesma perversidade a geração seguinte. Pois os tempos atuais estão insanos demais para reproduzirmos seus feitos.



Daniele P. de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário