02 novembro, 2012

O TDAH e os medicamentos estimulantes- Parte I



O objetivo do presente post não é o de explicar o TDAH (Já fora feito em outros posts). Portanto, o objetivo principal é o de apresentar os medicamentos mais prescritos e utilizados no tratamento do TDAH em suas principais manifestações- TDAH com predomínio de sintomas de desatenção; TDAH com predomínio de sintomas de hiperatividade/ impulsividade e o TDAH combinado.

Ressalto e destaco a importância de que esse post seja destinado somente à informação, não tendo, portanto, nenhuma pretensão de estender-se para outros fins. Vale lembrar que para maiores informações é prudente buscar por ajuda profissional para conduzir o diagnóstico e estabelecer o plano de tratamento de acordo com cada caso.

Atualmente,  a literatura nos aponta que o manejo clínico do TDAH que se mostra mais assertivo é o tratamento pautado no respectivo tripé- Psicoeducação (informação sobre o transtorno); Psicoterapia e medicação. No quesito medicamento, tal área foge à minha competência e extrapola a minha formação.

Portanto, os dados apresentados abaixo são oriundos da observação clínica, da escuta dos pais, do intercâmbio com o colégio e da experiência obtida na prática com as pessoas que buscam auxílio psicoterápico para entender os sintomas do TDAH e outros Transtornos que coexistem com o mesmo, a citar: Transtorno de Conduta, Depressão, Transtorno Oposicional Desafiante, Transtorno de Ansiedade, dentre outros.

Observa-se, portanto, que os medicamentos mais prescritos, estudados e tidos como eficientes no suporte medicamentoso aos sintomas do TDAH incluem os medicamentos que são estimulantes do Sistema Nervoso Central (SNC). 

No mercado brasileiro citamos Metadate, Ritalina e Concerta (todos os três com princípio ativo- Metilfenidato (MPH). Não estenderei a explanação para fármacos como Dexedrine (dextroanfetamina); Aderall (anfetamina mista) e outros, por não ser atribuição do Psicólogo. Sendo tal quesito restrito à indicação e prescrição médica.

Entretanto, o metilfenidato torna-se o medicamento mais prescrito. Como um estimulante do SNC melhora significativamente o nível de atenção e possibilita um controle maior sobre o  comportamento. O que contribui positivamente para facilitar a permanência em ambiente de aprendizagem.

Na segunda parte desse post veremos como os pais, os educadores e a própria pessoa analisam os efeitos dos medicamentos sobre o comportamento global da pessoa medicada.

 Por Dani Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário