05 fevereiro, 2012

Entenda a Bulimia Nervosa e a Anorexia Nervosa


 

A Bulimia Nervosa e a Anorexia Nervosa são Transtornos Alimentares extremamente comuns e enfrentados por crianças, adolescentes e adultos. Tendo na adolescência a maior parcela representativa dos mesmos.

Percebe-se que as mulheres são frequentemente mais acometidas pela busca obsessiva do corpo perfeito - vinculado a magreza divulgada pelo mundo da moda, nos manequins e no vestuário de uma forma geral. Portanto são Transtornos que têm um forte apelo e "respaldo" social.

O indivíduo que sofre de Bulimia Nervosa constantemente tem ataques de compulsão alimentar o que faz com que o mesmo adote comportamentos compensatórios inadequados como: provocar o vômito; usar laxantes, diuréticos e outros medicamentos de forma descompromissada se submetendo a jejuns e exercícios físicos exagerados.

Já a Anorexia Nervosa ocorre através de uma distorção da imagem corporal que a pessoa mantém entre a imagem inconsciente do corpo que difere completamente em tais Transtornos da imagem real. Portanto na Anorexia Nervosa o indivíduo tem imensa dificuldade em manter um peso corporal que seja compatível com a sua altura e idade na respectiva fase de seu desenvolvimento físico.

As privações alimentares são tão intensas que causam estranhamento nos familiares e amigos que tendem a ser as pessoas que mais rapidamente sinalizam tal exagero para a pessoa anoréxica/ bulímica. Fazendo com que o mesmo adote tais comportamentos de forma cada vez mais escondida dos olhares e da vigia alheia.

É justamente nesse momento que fica mais explícito para a família que algo está em desordem e muitas vezes, é a partir dessa recusa (em se alimentar) que vai se tornando cada vez mais frequente que alguns familiares começam a reparar no corpo que se apresenta cada vez mais magro, pálido e desnutrido.

Tais Transtornos necessitam da intervenção conjunta de profissionais da saúde como Psiquiatras; Psicólogos; Nutricionistas, etc. Tal intervenção deve ser buscada o mais precocemente possível a fim de assegurar a sobrevivência do indivíduo que dificilmente irá reconhecer que se encontra em nível iminente de morte.

Atenção! Onde procurar ajuda?

Para o público do Rio de Janeiro
www.santacasarj.org.br. Ou ligue : (21) 2221-4896 / 2533-0118 . 
Psiquiatras e Psicólogos fazem triagem de pessoas com o Transtorno para acompanhamento.


Daniele P. de Souza

Um comentário:

  1. Adorei sua forma de explicar claramente este tipo de doença.
    Espero conhecer mais um pouco sobre a Anorexia e Bulímia.
    Ps:Sou o Jonas namorado da pasciente Jennifer espero que a senhora ajude ela porfavor.
    Obrigado!

    ResponderExcluir