19 março, 2012

Doença Psicossomática

 


Em épocas em que o ser humano está sendo gradativamente "posto de lado". Onde parece não haver mais espaço para as "coisas da mente" como bater um bom papo, se dedicar ao ócio criativo como fazer uma leitura sem pressa e sem a pressão do relógio que insiste em te dar aquela sensação de que há outras coisas mais urgentes a serem feitas; tirar um tempo para si mesmo, etc. 

Tais atividades estão perdendo espaço na sociedade dos tempos atuais. Onde o que é valorizado é o workaholic (pessoa viciada em trabalho), Síndrome de Burnout ( exaustão física e psíquica oriundas do trabalho excessivo) e outras síndromes que acometem o homem moderno.

Nestes tempos insanos abriu-se espaço para dar destaque as doenças psicossomáticas. Entendendo psico (mente) e soma (corpo), são doenças desencadeadas pelas emoções humanas hoje não mais extravasadas e sim abafadas, podadas de se manifestar e que encontram no corpo um canal de comunicação visível e perceptível.

Tais doenças se expressam nos diversos sistemas que constituem o corpo humano. Se o Sistema Gastrointestinal for o mais frágil no corpo do indivíduo, o mesmo poderá apresentar problemas como: (Gastrite, Úlcera ). Se for o Sistema Respiratório (Asma, Bronquite ); Sistema Cardiovascular (Hipertensão, Angina ); Dermatológico (Vitiligo, Psoríase ). E assim as doenças psicossomáticas vão elegendo o seu órgão -problema e lotando os consultórios médicos com queixas que não encontram no corpo uma real expressão que possam ser traduzidas pelo discurso do paciente poliqueixoso.

Na grande maioria das vezes as pessoas traçam uma verdadeira maratona nos consultórios médicos, têm gastos onerosos com exames de todos os tipos, laboratoriais, diagnósticos, de imagens, etc. Exames que no fim o próprio clínico constata que não há correspondência entre queixas, sintomas e os resultados expressos nos mesmos. A partir de tal momento é que surgem os encaminhamentos para a Psicologia.

A partir de tal encaminhamento é que o profissional de Psicologia deverá se ater ao que se considera o diferencial mais importante nestes casos de pacientes poliqueixosos. Toda a investigação clínica será baseada na busca do entendimento da causa principal desta descompensação física, que se manifesta no corpo. Mas que tem sua origem na esfera emocional do indivíduo. É buscar entender o seu funcionamento psíquico, os seus afetos e como os mesmos impactam na sua saúde física.

Na abordagem psicossomática, as relações entre o corpo e a mente são mais próximas e interligadas do que se possa imaginar. E os mecanismos ditos inconscientes se encontram presentes permeando a relação corpo-mente, o que dá a falsa sensação às pessoas de que os sintomas "apareceram do nada." Às vezes, é difícil apontar para o indivíduo que a ansiedade, a irritabilidade podem estar por trás do seu quadro de Gastrite, de Cefaleia, etc.

Há momentos em que as pessoas precisam entender o que vai no seu campo de batalha da mente. Entender que quando a mente pede socorro o corpo será sempre o seu primeiro alvo. E que uma mente doente desloca sintomas, se identifica com a dor e o sofrer e mobiliza um número considerável de pessoas e profissionais na sua angústia, na sua procura. Por isso que uma leitura dos afetos, da ansiedade ajudam tanto. Eles tendem a ser o termômetro da relação mente-corpo.

 Por Dani Souza





Um comentário:

  1. Olá pessoal,

    Quero compartilhar um acontecimento bacana. Recebi convite para vincular este artigo à mala direta da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática. Bacana não?! Abraços a todos!!!

    ResponderExcluir